05/02/2014

Sapatos: Como organizar, limpar e fazer durar mais!

Apaixonado ou não por sapatos, o fato é que todo mundo precisa usá-los. Mas o que nem sempre sabemos é a maneira correta de limpar e organizar os calçados. Para facilitar esse processo, profissionais ensinam como conservar a saúde dos nossos pés e manter o acessório em ordem e com qualidade.





Como Limpar?!



Cada material exige uma limpeza diferente e nenhum calçado deve ser exposto ao sol. Devem ficar em uma área de sombra, para não perder a tonalidade. Veja como limpar cada tipo:

  • Camurça - Use uma escova quase seca, sem produto químico.
  • Couro - Nunca use sabão e detergente. O ideal é um pano úmido. Uma vez por mês pode ser usada graxa. Uma dica para hidratar o couro é passar lustra móveis sem cheiro, com uma flanela limpa.
  • Plástico - Esse tipo de material pode ser limpo com água.
  • Vinil - É só passar um pano seco que ele fica brilhando. Se necessário, também pode ser usado um pano molhado. Apesar de ser fácil de limpar, a desvantagem é que ele arranha com muita facilidade.




Como organizar?



Para facilitar a organização dos calçados é indicado fazer:

1 - Quando comprar um sapato, deixe a caixa na loja. Além de ocuparem um espaço enorme, são feitas, em geral, de papel, que é um atrativo para as traças.

2 - O ideal seria guardar os sapatos em lugares ventilados, para evitar o mofo e a proliferação de ácaros, mas como nem sempre isso é possível, devemos manter o local limpo e não guardar em sacolas totalmente plásticas.

3 - Gosto muito de guardar os sapatos em embalagens de TNT ou tecido, para que possam respirar, de preferência com um bom pedaço de transparência para visualizar os sapatos sem ter que tirar da embalagem. Quando essas sacolas são iguais e da mesma cor, o efeito de organização é ainda maior. As embalagens são práticas,evitam  sapatos empoeirados e estão sempre prontas para ir para mala, sem falar que os pares não se perdem.

4 - Sempre limpar os sapatos quando usar (pode passar álcool no solado, mas observando o material para não estragar). Nunca guardar um sapato úmido. Passar um talco antisséptico, que, além de evitar o cheiro forte (o famoso chulé), ainda é bactericida.

5 - Só lavar o sapato em último caso. Use um pano úmido e limpo.

6 - Alguns sapatos merecem cuidados especiais. As botas devem ser guardadas com enchimentos e nunca dobradas ao meio, para não estragar. Tem algumas que já vêm com o enchimento, mas hoje existe no mercado suportes para botas. Canos de PVC também podem ser utilizados para esse fim.

7 - No inverno, há mais possibilidade de que os produtos fiquem com fungos e bactérias, que são hóspedes certeiros de lugares úmidos. Eles acabam gerando mofo. Mas com os cuidados certos é possível evitar o problema.  

8 - Vale também passar hidratante de pele nos sapatos de couro ou tecido parecido, o que vai manter o acessório sem rachar ou estragar.

Então vamos lá meninas, aproveitem as dicas, cuidem do seu closet e façam os sapatos durar ainda mais!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...