23 maio 2014

Tudo sobre ROACUTAN

Meninas, um problema bem sério e chato, que irrita muitas de nós é o dos cravos e espinhas. Não tem como não se sentir mal e estranha com o rosto cheio de bolhinhas, e o pior de tudo é que em muito casos a maquiagem não resolve, só piora. Hoje eu vou falar pra você um pouco sobre o ROACUTAN, um produto que várias garotas vem usando e é muito eficiente. Vamos descobrir suas propriedades, como usar, suas advertências e riscos. Primeiro de tudo vocês precisam saber que eu NUNCA usei o produto, estou falando através de pesquisa, leitura da bula, experiências de outras garotas e conversas com o meu pai que é farmacêutico. O #DicasDaFran está aqui para te informar e te ajudar sempre!

O Roacutan® contém em sua fórmula uma substância derivada da vitamina A - a isotretinoína. A melhora clínica da acne grave está associada à supressão da atividade e diminuição do tamanho das glândulas produtoras de sebo. O tempo médio de início de ação farmacológica com repercussão clínica é variável, mas estimado entre 8 -16 semanas.





INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO

O Roacutan® deve ser usado somente para o tratamento de formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores (antibióticos sistêmicos e agentes de uso tópico). Esse produto não é fácil de ser comprado, você precisa consultar seu médico ou dermatologista e fazer uma série de exames para então saber se seu caso é de uso do remédio.


RISCOS DO MEDICAMENTO

Roacutan® é contra-indicado para mulheres com potencial de engravidar a menos que a paciente do sexo feminino satisfaça todas as condições a seguir:

• ela deve ter acne grave resistente às terapêuticas convencionais;

• ela deve ser confiável na compreensão e cumprimento das instruções;

• ela deve ser informada pelo médico sobre o perigo de engravidar durante e até 1 mês após o término do tratamento com Roacutan®;

• ela deve ser advertida sobre a possibilidade de falha do método anticoncepcional;

• ela deve confirmar que compreendeu as precauções;

• ela deve ser capaz de usar medidas contraceptivas eficazes mandatórias;

• ela deve usar contracepção eficaz sem interrupção durante 1 mês antes do início da terapêutica com Roacutan®, durante a terapêutica e até 1 mês após a descontinuação da terapêutica (vide item Advertências e precauções);

• ela deve ter um teste de gravidez confiável negativo no mínimo 11 dias antes de iniciar a terapêutica. Recomenda-se fortemente a repetição mensal do teste de gravidez;

• ela deve iniciar a terapêutica com Roacutan® somente no 2º ou 3º dia do próximo ciclo menstrual normal;

• no caso de repetição do tratamento, ela deverá também utilizar as mesmas medidas anticoncepcionais eficazes e de modo contínuo 1 mês antes, durante e até 1 mês após a terapêutica com Roacutan® e os mesmos testes confiáveis de gravidez devem ser realizados;

• ela deve ter entendido as precauções e confirmado seu entendimento e sua vontade de submeter-se a medidas contraceptivas confiáveis como foi explicado para ela.

Mesmo pacientes do sexo feminino que normalmente não utilizam métodos anticoncepcionais devido à história de infertilidade (exceto no caso de histerectomia) ou que dizem não apresentar atividade sexual devem ser aconselhadas a usar medidas contraceptivas eficazes enquanto receberem isotretinoína, seguindo as instruções acima. Roacutan® está também contra-indicado em pacientes com insuficiência hepática, hipervitaminose A preexistente, valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados, alergia à droga ou a qualquer substância contida na cápsula.



MODO DE USO

O conteúdo das cápsulas de Roacutan® apresenta aparência de uma suspensão homogênea, de cor amarelo escuro. Roacutan não apresenta características organolépticas marcantes que permitam sua diferenciação em relação a outras cápsulas gelatinosas moles.®

As cápsulas de Roacutan® devem ser engolidas, sem mastigar, durante as refeições.

Roacutan® somente deve ser prescrito por médicos que tenham experiência no uso de retinóides sistêmicose entendam o risco de teratogenicidade associado ao tratamento com isotretinoína. Pacientes do sexo masculino e feminino devem receber uma cópia do guia do paciente e guia de contracepção.

A resposta terapêutica ao Roacutan® e seus efeitos adversos são dose-dependentes, variando de acordo com o paciente. Há necessidade de ajuste individual da dosagem durante o tratamento. O tratamento com Roacutan® deve ser iniciado com 0,5 mg/kg diário. Para a maioria dos pacientes, a dose varia de 0,5 -1,0 mg/kg/dia. Pacientes com doença muito grave ou com acne em tronco podem necessitar de doses diárias maiores, até 2,0 mg/kg.

A dose cumulativa de 120 -150 mg/kg por tratamento tem sido documentada para aumentar a taxa de remissão e prevenir recorrência. A duração da terapêutica, portanto, varia em função da dose diária. Remissão completa da acne ocorre geralmente nas 16-24 semanas de tratamento. Em pacientes que apresentam intolerância grave à dose recomendada, o tratamento pode ser mantido com doses menores e, consequentemente, durante um período maior de tratamento.

Na maioria dos pacientes a resolução completa da acne é obtida com um único curso de tratamento. No caso de recorrência evidente, um novo curso de tratamento com Roacutan® deve ser prescrito, com a mesma dose diária e dose cumulativa prévia. Como ainda pode ser observada melhora da acne até 8 semanas após o término do tratamento, o retratamento não deve ser iniciado antes deste período.

As cápsulas deverão ser ingeridas com alimentos, uma ou duas vezes ao dia.

No caso de omissão ou esquecimento de dose por um dia, deve-se ingerir a dose prescrita normalmente no dia seguinte, não devendo ser dobrada a dose.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

EXPERIÊNCIAS REAIS

Algumas famosas blogueiras e youtubers já usaram o produto e tiveram resultados surpreendentes. Vale a pena ver os depoimentos e experiências delas, lembre-se que cada caso é um caso e você não pode se basear por terceiros. (Vale a pena conferir os vídeos)

Niina Secrets



Keep Calm and DIY (Jéssica)



Caroline Menezes



Nenhum comentário:

Postar um comentário